Seus cosméticos podem te matar!

PRODUTOS TÓXICOS
A mulher utiliza cerca de 12 produtos para o cuidado pessoal e/ou cosméticos por dia, que contêm 168 substâncias químicas. Mesmo que a maioria dos homens usem menos produtos, ainda sim estão expostos diariamente a, mais ou menos, 85 destas substâncias.

Sabonetes, pastas de dente, desodorantes, cremes para limpeza facial e para tratamento de acne, esmaltes, produtos para alisamento capilar… é uma infinidade de produtos que causam um efeito superficial e não duradouro.
A indústria quer que você consuma e, por isso, fabrica produtos que não agem na raiz do problema, apenas camuflam os resultados e nos intoxicam.

Vou detalhar para vocês uma série de substâncias usadas nos cosméticos que apenas causam mal a curto, médio e longo prazo.

Triclosan/ Triclocarban
Está presente em sabonetes, pastas de dente, desodorantes e sabonetes bactericidas. Essa substância aumenta a ocorrência da resistência bacteriana, reduz as funções musculares e pode causar problemas cardíacos. É capaz de desregular a produção de hormônios sexuais e aumentar as chances de aparecimento de câncer de mama e de próstata.

Formaldeído (esmaltes)
Os efeitos na saúde vão desde irritação na garganta, olhos e nariz até câncer de nasofaringe e leucemia.

Alcatrão de carvão ou alcatrão de hulha (tintas de cabelo)
O alcatrão de hullha é considerado como carcinogênico para os seres humanos.

BHA e BHT
O BHA (Buthylated Hydroxyanisole como se apresenta nas embalagens) e o BHT (Butylated Hydroxytoluene) são encontrados principalmente em batons, sombras para os olhos, desodorantes e antitranspirantes.
Os compostos são previstos pelo Programa Nacional de Toxicologia dos Estados Unidos como razoavelmente carcinogênicos para os seres humanos, baseados em experimentos com animais.

Chumbo
O chumbo (Pb) ou lead (em inglês) está relacionado com ocorrência de câncer, depressão, agitação, agressão, perda de concentração, déficit de QI, hiperatividade, desregulação do ciclo menstrual, nascimento prematuro, Alzheimer, Parkinson, redução das capacidades cognitivas, entre outros distúrbios e doenças.
As vias de exposição ao chumbo são oral, inalatória e pelo contato com a pele.
Vários produtos utilizam o chumbo em sua composição, como cigarros, esmaltes, cosméticos e produtos de beleza, como tintura para cabelos e batons.

Fragrâncias artificiais
Os ftalatos encontrados juntamente com as fragrâncias causam danos ao sistema endócrino. Essas substâncias são chamadas de disruptores endócrinos.

Parabenosmetilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, isobutilparabeno, butilparabeno e benzilparabeno
Conservantes em hidratantes, protetores solares, pastas de dentes, shampoo, produtos para limpeza íntima, desodorantes, gel de barbear, em suma, em muitos cosméticos de uso diário, mesmo nos chamados “produtos naturais” e “orgânicos”.
O parabeno interfere no sistema endócrino de humanos e animais -ele possui uma atividade estrogênica. Por conta disto, ele é considerado um disruptor endócrino. Atualmente, essas substâncias vêm ganhando relevância, pois mesmo em doses pequenas podem causar malefícios à saúde e ao meio ambiente. Vale a pena conferir o rótulo do produto para se certificar da ausência de parabeno na sua fórmula.

Quaternium-15
Faz parte dos conservantes e está presente em muitos produtos cosméticos de maquiagem para os olhos, em bases, em shampoos, e também em loções hidratantes e filtros solares.
A substância é considerada prejudicial porque libera formaldeído, que é tóxica e pode levar à sensibilização.

MEA-DEA-TEA
São as iniciais de monoetanolamina, dietanolamina, trietanolamina e estão presentes em muitos compostos cosméticos.
Nós os encontramos principalmente em produtos que fazem espuma, como o shampoo, os sabonetes, as espumas de banho e dão origem a nitratos e nitrosaminas, consideradas substâncias cancerígenas.

Alluminium
Encontramos dentro de muitos produtos alimentares e, claro, entre os componentes de muitos cosméticos, em especial nos desodorantes e antiperspirantes, que podem conter até 20% de sais de alumínio na forma de cloridratos de alumínio e hidratos de zircônio.
O uso prolongado destas substâncias está associado ao risco de aparecimento de câncer de mama, embora o National Cancer Institute diga que não há evidencias conclusivas sobre esta relação causal.

Flúor ou fluorine
O problema é que ele é um elemento químico com efeito cumulativo, ou seja, quando ingerido em grandes quantidades, não pode ser eliminado dos ossos, tendões e cartilagens. Em consequência disso, a ingestão do flúor pode danificar os dentes e o cérebro, reduzir o QI, causar câncer, problemas de tireoide e gastrite aguda. Além disso, pessoas com algum grau de autismo são prejudicadas pela fluoretação, condição que dificulta o funcionamento do sistema nervoso central.

Outras substâncias prejudiciais
* KATHON CG GROTAN, EUXIL OU ISOTIAZOLINA HIDROQUINONA FTALATOS (SOLVENTES)
* LAURIL SULFATO DE SÓDIO (ESPUMA) L AURILÉTER SULFATO DE SÓDIO (ESPUMA) TOLUENO (ESMALTES)
* HIDROQUINONA
* OXIBENZONA (PROTETOR SOLAR) ÁCIDO BÓRICO (ANTISSÉPTICOS)

Cuide da sua saúde!! Elimine ao máximo essas substâncias e escolha produtos naturais!

Compartilhe!

Conheça os produtos 100% naturais

Trate seu corpo com óleos essenciais

2 comentários em “Seus cosméticos podem te matar!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tem alguma dúvida? Fale conosco.