Há muitos malefícios no uso de contraceptivos sintéticos e hormonais, e um dos maiores prejuízos desse uso é o afastamento que ele causa entre a mulher e ela mesma. A contracepção hormonal induz a mulher a um estado anti-natural, onde ela perde a possibilidade de saber o que realmente acontece com ela, internamente. Muitas vezes, esses contraceptivos são indicados para acabar com os sintomas menstruais como cólicas e TPM. Porém, esses métodos silenciam os sintomas, mas não tratam a causa.
As espinhas são reflexo do nosso medo e do nosso olhar crítico com a vida. O mau humor é consequência de uma sociedade criada nas bases da escassez, e não da abundância. Irritabilidade e falta de libido são frutos da sensação de não sermos valorizadas e de, a todo tempo, sermos tolhidas e pressionadas pela obrigação de nos adequar a padrões inatingíveis.
Não conhecemos mais nosso corpo e os sintomas que ele apresenta. Não conectamos mais os sintomas com os processos mentais e emocionais e, com isso, perdemos muito de nós mesmas. Perdemos a conexão entre matéria e espírito.
A todo instante, somos incentivadas a acreditar que o produto mais caro e sofisticado pode nos proporcionar resultados melhores que nós mesmas. A todo instante, somos bombardeadas com alguma técnica que nos diz que nosso corpo é errado ou pode ser melhorado. Isso não é verdade. Não precisamos de nada além de nós para estarmos, verdadeiramente, bem.
Métodos naturais te fazem lembrar quem você é, e quando falo sobre métodos naturais, estou falando de um resgate da essência de perfeição que há em nós. Estou falando da aceitação e gratidão verdadeira que nos preenche quando percebemos o quão grandiosa e magnífica é nossa vida e os detalhes que nos fazem ser quem somos. É nossa sabedoria de conexão com nosso EU mais íntimo e profundo e também com nosso EU natural dos processos físicos.
Estou falando de gostar de menstruar, de entender uma dor de cabeça. De ouvir seus limites, ser espontânea, falar a verdade e apreciar suas formas. De entender os ciclos, aceitar os fins e se animar com recomeços.
Estou falando de viver com tudo que há direito. Consciente e inteiramente. Apreciando momentos de luz e também os de sombra, sem se abater.
Não usar produtos sintéticos é deixar a vida fluir.
O sabonete íntimo te faz dizer que não gosta do seu cheiro. Faz você acreditar que sua vulva não cheira bem. Faz você criar fantasmas que inibem até mesmo o prazer de receber sexo oral.
Os hormônios contraceptivos te colocam a responsabilidade e obrigação de se afastar de quem você é. E o homem? A camisinha é muito melhor e praticamente não incomoda uma mulher, mas na maioria das vezes ela não usa porque o parceiro não gosta.
Mas, e o anticoncepcional? Não causa desconforto? Será? Eu estou há quase 10 anos sem anticoncepcional e posso dizer que minha vida mudou, completamente, após essa decisão. A TPM diminuiu, passei a observar mais meu corpo, meus sintomas e ter mais intuição. Minha libido mudou, passei a me sentir mais fêmea e mais bonita quando parei de me entupir de hormônios.
São muitas as causas positivas que levam uma mulher a parar com os anticoncepcionais, os absorventes e os produtos químicos nocivos.
Você não fará parte da sociedade imediatista, que fica de frente com sua ansiedade e prefere controlar, a qualquer custo, ao invés de esperar o tempo de resolução das coisas. Contraceber de forma natural requer paciência, calma, silêncio, observação e disciplina, e essas são atitudes que mudarão sua vida, por completo.
O primeiro passo para a contracepção natural é conhecer a você mesma!
Conheça o seu ciclo. Mas conheça mesmo! A mandala lunar é uma ferramenta bem importante para isso. Para utilizá-la, você já deverá estar livre do anticoncepcional e utilizando métodos de barreira, como a camisinha (sim, porque assim que paramos com os hormônios sintéticos, leva um tempo até voltarmos ao normal e natural).
Vamos precisar de no mínimo 3 meses de observação, e não seja apressada. Você tem uma vida inteira pela frente, 3 meses é só o início desse relacionamento mais íntimo entre você e seu corpo então, deixe fluir. E, como cada caso é um caso, cada mulher é única, saiba que pode levar mais de 3 meses (e tudo bem). De qualquer forma, acontecerá como tem que acontecer e isso te aproximará mais do que estamos estudando aqui: a energia feminina.
Eu preparei um MiniCurso GRATUITO onde você aprenderá a identificar em qual período você está a partir da observação da ovulação, do seu muco cervical e da temperatura basal. No curso eu também te ensino a preencher a mandala lunar e muito mais. Então, mana, clique no link abaixo e se conheça. Saiba quem você é.
Compartilhe!